letreiro
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Festival da Cultura Irituiense
sábado, 25 de junho de 2011
No festival da cultura o carimbó irituiense é com o "Arauaitê"!!!!
A esperança de sobrevivência do carimbó irituiense!
sexta-feira, 10 de junho de 2011
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Hino de Irituia, música e letra.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Entrevista com o Sérgio Silva, artista plástico irituiense.
MQTD: Como tu começaste a tua carreira? O que te fez seguir pelo caminho artístico?
MQTD: Quais foram as dificuldades encontradas no decorrer de teu trabalho?
Telefone para contato com o artista: 9619-4043.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Festival da Cultura IRITUIENSE: é esperar pra ver
sexta-feira, 20 de maio de 2011
A cultura irituiense no centro das discussões
Nos últimos anos temos visto que algo mudou na nossa principal festa cultural promovida pelo poder público local. Esta festa, que antes era palco para um verdadeiro encontro de talentosos irituienses que expunham a sua arte, a sua vida, a história de nossa cidade, nossos costumes, nossas danças, nossas lendas, nosso jeito de ser irituiense, hoje em dia vem perdendo espaço não só nos palcos dos festivais mas também no seio do próprio povo irituiense, onde as novas gerações já não se reconhecem mais nas suas antigas tradições, fruto do descaso daqueles que têm o DEVER de trabalhar a importância da preservação de nossa cultura e pouco fazem.
Portanto, se há recurso para se investir em atrações de outros lugares, por que não há para nossos grupos locais, que são irituienses e contribuem diretamente com o município, pois cada grupo formado é um número relativo de pessoas que não estarão na ociosidade, vulneráveis às investidas de um um mundo cada vez mais violento e traiçoeiro. Essa é a grande critica que fazemos e gostaríamos de ver respondida por quem de direito, para o bem e sobrevivência de nossa rica cultura.
O FESTIVAL DA CULTURA DEVE SER O PONTO ALTO DE CELEBRAÇÃO DA NOSSA CULTURA POPULAR! TEMOS ATRAÇÕES DE SOBRA!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Enquete sobre o próximo Festival da Cultura
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Vamos utilizar mais as nossas praças!!!
(1) http://www.ulbra.br/santamaria/eventos/jornada/2009/JPE2009/Arq1257229939.pdf Artigo sobre a origem e a importância das praças.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
E coisa boa...é o CaRimBó!
Quando um irituiense ouve um carimbó é difícil não se contagiar. É uma pena que aqui em Irituia tenhamos que esperar praticamente um ano para poder cantar e dançar o carimbó, e ainda assim um carimbó que não é tão nosso, pois a grande maioria dos grupos que passam por nossa cidade são de outros municípios paraenses. Uma pena que apesar de toda a paixão de nosso povo por esse ritmo não haja incentivo para que surjam outros grupos. Temos hoje em atividade apenas dois, o Arauetê e Os Lagoanos, sendo que este, pouca oportunidade tem tido, apesar de sua enorme popularidade por aqui.
Esperamos que as coisas mudem e novos grupos possam surgir, que outras festividades possam dar espaço para os nossos artistas, que a nossa praça seja um ponto de encontro das pessoas com sua cultura, o ano todo!
domingo, 8 de maio de 2011
Cultura Popular, o retrato fiel do povo irituiense
sábado, 16 de abril de 2011
Fundação do município de Irituia
terça-feira, 5 de abril de 2011
ALTERAÇÃO DA DATA DE ANIVERSÁRIO DE IRITUIA
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Amigos do Gengibirra Digital;
Através de Proposta de minha autoria, conseguimos uma grande vitória para a história do município de Irituia.
Ontem, dia 05/04/2011, por ocasião da sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irituia, na votação do Projeto de Emendas à Lei Orgânica Municipal, tivemos APROVADA nossa Emenda que altera o Parágrafo 2º do artigo 1º da citada Lei: “Parágrafo 2º - São símbolos do Município de Irituia, a Bandeira, o Brasão, o Hino, representativos de sua cultura e história e a data cívica, dia do município, comemorada em 16 de dezembro.”
Nossa iniciativa em alterar a data anterior (12/10), que refere-se ao ano de 1867, foi reparar o grave “erro histórico” cometido a quando da elaboração da Lei Orgânica em abril de 1990, que estabelecia a data de 12 de outubro como a oficial.
Analisando e pesquisando documentos e o próprio histórico de Irituia, é fácil chegar a conclusão de que estávamos perdendo 142 anos na história, pois a vida de Irituia começou em 16 de dezembro de 1725 quando aqui chegaram os portugueses para o trabalho de colonização.
A história de Irituia nos conta que tudo começou com a concessão de uma Sesmaria ao português Lourenço Ferreira Gonçalves, em 16 de dezembro de 1725, localizada em terras pertencentes a Ourém. No sítio que construiu no lugar, Lourenço Gonçalves ergueu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade.
Neste ano de 2011, irituia já festejará seus 286 anos e não 144 como viria a acontecer.
A antiga data 12/10/1867 referia-se ao momento em que foi assinada a Lei que criava o município de Irituia e Theodoro Braga confirma este registro histórico, quando considera que a Lei Provincial de nº 534, de 12 de outubro de 1867, elevou a Freguesia à categoria de Vila, criando, assim, o município de Irituia.
Não poderíamos perder 142 anos de história do povo irituiense, daí nossa iniciativa que foi acatada pela Câmara Municipal de Irituia, que de maneira UNÂNIME aprovou essa importante mudança.
(...)
Vale lembrar que faltam apenas 14 anos para nossos 300 anos.
Quero ainda chegar lá.
“Salve, salve este povo de fé, que acredita num mundo melhor e que transporta o amor em um segundo, de Irituia para o Pará, de Irituia para o Brasil, de Irituia para o mundo”
Parabéns Irituia!
Lucival Silva (escritor, poeta, folclorista e apaixonado por Irituia)
domingo, 27 de março de 2011
Lendas de Irituia
Foto tirada de um jornal de 1974/ “Quem-Te-Dera”
A Lenda da “Quem-Te-Dera”
Há muitos anos, existiu no município de Irituia uma mulher de nome Quem-Te-Dera, que, dado seu poder sobrenatural, fazia qualquer pessoa, se ela quisesse, servir de cavalo para suas andanças.
Era natural de Patauateua, acima da Vila-Pedra, lugar também conhecido pelas de encantamento que lá existem que lá existe até hoje. Sendo dotada desses poderes impunha o medo e o terror nos mais valentes caboclos da região.
Chegando um dia a ser presa em São Miguel do Guamá, fez a noite o delegado servir de cavalo pra ela. Isso foi dito por vários informantes de Irituia. A Quem-Te-Dera era tida como feiticeira por alguns, por outros, como uma fada. Muitos afirmam que sua filha tinha poderes semelhantes, e já tinham visto coisas pavorosas entre ambas. Entre essas ações sobrenaturais , uma delas, era comumente, ser devorada pela filha até a cintura, e depois voltar ao seu estado natural.
Como feiticeira ou não, o certo é que ela é muito respeitada no município de Irituia até hoje e ninguém se atreve a enfrentá-la.
Que se tenha conhecimento, somente um dia apareceu um maranhense e quase a mata de uma surra, com chibata de couro cru.
Ela fazia homens de coragem correrem léguas e mais léguas, temendo-a, e eles mesmos contavam depois, como haviam corrido...
E assim era a Quem-Te-Dera, mulher e feiticeira ao mesmo tempo.
*************************
Postado por: Vanessa Mires
sábado, 12 de março de 2011
OS MENINOS DO PETI E A SOBREVIVÊNCIA DE NOSSO CARIMBÓ
O exemplo dado por esses garotos demonstra o quanto é possível se fazer por nossa cultura, pois muito mais que atitudes mirabolantes tudo que se precisa é apenas dar oportunidades. Talento há de sobra por aqui, resta a boa vontade daqueles que detêm o compromisso de estar à serviço de nossa população.
Saudamos, e não poderíamos deixar de fazê-lo, nosso grande companheiro Prof. Zezinho, que à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, vem incentivando e valorizando a cultura local, demonstrando ser uma pessoa de visão e compromentida com nosso povo.
Que iniciativas como essa se multipliquem e ajudem a elevar o nome de Irituia ao patamar que merecemos.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
MOVIMENTO CAPOEIRA EM IRITUIA
Depois de mais de 5 anos ausente, a Associação de Capoeira Raízes de Angola volta a realizar seus treinos no Município de Irituia, estando à frente desses treinamentos o contramestre Humberto (Stranho) e Mestre Laércio (Borrachinha), com os mesmos ocorrendo todos os sábados, das 14h às 18h na Escola Francisco Nunes (no início da cidade).
Há 16 anos a ACRA vem resistindo com muita persistência e perseverança a todos obstáculos que apareceram diante de seu caminho rumo à luta pela valorização e difusão da Capoeira, que é uma arte secular, e assim como muitas outras manifestações culturais nos interliga à cultura africana.
Um cenário muito comum, infelizmente, no Município de Irituia, é a carência de incentivo às atividades de esporte e lazer, que na grande maioria das vezes são realizadas somente pelo exaustivo esforço de entidades independentes (como Associações e Sociedades) e dos habitantes do município, tendo em vista que, sentindo a necessidade de tais atividades, se vêem obrigados a batalhar para desenvolvê-las.
A Capoeira, assim como muitas outras atividades, entram nesse cenário e o Movimento Quem-Te-Dera atua em conjunto com o Grupo Raízes de Angola para tornar possível que essa arte, muito importante na história de nosso país e na libertação de um povo, seja difundida em nosso Município, visto que apesar do enorme descaso, consegue ser um dos poucos a manter sua cultura, mesmo não sendo esta tão incentivada assim pelos que têm o poder nas mãos e podem salvá-la do esquecimento.
A todos que sentirem interesse em participar dos treinos podem entrar em contato com qualquer dos integrantes do Movimento Quem-Te-Dera, ou ir a um dos treinos, que são abertos para a toda comunidade.
Um ponto importante a destacar, é que a partir do mês de março será cobrada uma mensalidade de R$ 15,00 (sendo que esse valor poderá ser reduzido de acordo com a quantidade de participantes), visto ser esta a forma de valorização do trabalho e manutenção da Associação.
VENHAM CONHECER UM POUCO MAIS DESTA ARTE TÃO RICA ! ! !
domingo, 6 de fevereiro de 2011
O MESTRE DE CARIMBÓ E SUA SANFONA!
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
IRITUIA FAZ SUA PARTE PARA QUE O CARIMBÓ VIRE PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Irituia está recebendo a visita de pesquisadores do "IPHAN" que buscam informações sobre o carimbó irituiense.
Os pesquisadores que estão em Irituia vieram realizar aqui parte de sua pesquisa a respeito do carimbó, onde o Iphan pretende colaborar na produção e promoção desse importante patrimonio, divulgando e produzindo conhecimentos sobre essa riquíssima manifestação cultural paraense.
A pesquisa que está sendo realizada pretende fomentar o Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC. Seu objetivo é a produção de conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinados grupos e comunidades. Contempla, além das categorias estabelecidas no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, edificações associadas a certos usos, significações históricas e imagens urbanas, independentemente de sua qualidade arquitetônica ou artística.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Confira parte da Palestra sobre Carimbó com o Dr. e Profº. Antonio Maciel

Prof. Dr. Antonio Francisco de Almeida Maciel é Graduado em Letras e Artes (UFPa./1975); Mestre em Letras - Dissertação: “Carimbó, Canto Caboclo” (PUCCamp/1983); Doutor em Semiótica e Linguística Geral - Tese: “Estudo do Falar Caboclo da Região do Salgado” (USP/1995). Prof. Antonio Maciel é pioneiro e estudioso da Cultura do Carimbó, desde 1980.
(Contatos) E-mail: maciel_educador@hotmail.com (8885.6235/3277.1850/8128.4026)
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Hoje Tem mais uma Feira do Produtor Rural de Irituia
O evento que está acontecendo uma vez por mês aqui na cidade aproveita a ocasião da grande festa de Carimbó que começa hoje, dia 14 de janeiro de 2011, para dar a oportunidade para que as pessoas possam degustar um pouco dos sabores produzidos nas terrras irituienses e também conhecer um pouco mais de nossa produção cultural.
O local é a Praça Alírio Almeida de Moraes.