Foto tirada de um jornal de 1974/ “Quem-Te-Dera”
A Lenda da “Quem-Te-Dera”
Há muitos anos, existiu no município de Irituia uma mulher de nome Quem-Te-Dera, que, dado seu poder sobrenatural, fazia qualquer pessoa, se ela quisesse, servir de cavalo para suas andanças.
Era natural de Patauateua, acima da Vila-Pedra, lugar também conhecido pelas de encantamento que lá existem que lá existe até hoje. Sendo dotada desses poderes impunha o medo e o terror nos mais valentes caboclos da região.
Chegando um dia a ser presa em São Miguel do Guamá, fez a noite o delegado servir de cavalo pra ela. Isso foi dito por vários informantes de Irituia. A Quem-Te-Dera era tida como feiticeira por alguns, por outros, como uma fada. Muitos afirmam que sua filha tinha poderes semelhantes, e já tinham visto coisas pavorosas entre ambas. Entre essas ações sobrenaturais , uma delas, era comumente, ser devorada pela filha até a cintura, e depois voltar ao seu estado natural.
Como feiticeira ou não, o certo é que ela é muito respeitada no município de Irituia até hoje e ninguém se atreve a enfrentá-la.
Que se tenha conhecimento, somente um dia apareceu um maranhense e quase a mata de uma surra, com chibata de couro cru.
Ela fazia homens de coragem correrem léguas e mais léguas, temendo-a, e eles mesmos contavam depois, como haviam corrido...
E assim era a Quem-Te-Dera, mulher e feiticeira ao mesmo tempo.
*************************
Postado por: Vanessa Mires
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário