letreiro

SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG DA ASSOCIAÇÃO "QUEM-TE-DERA", O CANAL IRITUIENSE DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA. DESFRUTE DO CONTEÚDO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU RECADO...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Arrastão Cultural

Com o tema "Povo sem cultura é povo sem identidade", o Movimento "Quem-Te-Dera" foi às ruas no último sábado 17, para alertar sobre a importância da valorização da cultura popular irituiense, que aos poucos vem sendo preterida em nosso principal evento cultural, o Festival da Cultural, para dar espaço a atrações importadas de outros centros, inclusive de outros Estados, como ocorreu neste ano, transformando esse importante evento em mero reprodutor da cultura de massa, imposta pelos meios de comunicação, fazendo de nosso povo simples espectador, ignorando todo o potencial criativo de nossa gente.

Não precisa ser estudioso do assunto para se perceber a importância da valorização da produção local, pois por trás de tudo que se possa enxergar está, ou deveria estar, a pessoa humana, o povo irituiense, o artista que em seu cotidiano cria cultura, faz-se humano, e ignorar isso é ignorar a história de um povo, é empurrá-lo para o abismo da ignorância, da bestialização defendida por aqueles que pensam que quanto pior melhor, que quanto mais ignorante um povo, mais fácil se torna seu domínio.

Um município que tem a honra de contar com mestres do quilate de um Tio Minga, Seu Bento, Quito, Miguleito, Professora Karol, Alexandre e tantos outros, não pode jamais aceitar ser apenas espectador. Temos que ser os artistas principais, sempre.












2 comentários:

  1. que tipo de mecanização esse protesto quer dizer??

    ResponderExcluir
  2. A palavra certa não é "mecanização" e sim "MERCANTILIZAÇÃO",que provém da palavra MERCADO ou seja negociação, ou até mesmo a venda da nossa cultura...entendeu??

    espero que tenha ajudado!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...