letreiro

SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG DA ASSOCIAÇÃO "QUEM-TE-DERA", O CANAL IRITUIENSE DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA. DESFRUTE DO CONTEÚDO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU RECADO...

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A Banda "Os Brothers" vai fazer o show da ViRaDa 2011 em Irituia!


A Banda de melody Os Brothers vai fazer o show da virada deste ano em Irituia.
Vai ser na Praça Aulirio Almeida de Moraes a partir da meia noite de hoje.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O CARIMBÓ 2011 EM IRITUIA: TÁ CHEGANDO!!!

A grande festa de carimbó em Irituia tá chegando. No mês de janeiro acontece a grande celebração da cultura irituiense, onde o povo mostra o seu gosto e toda a sua graça em meio a grande roda de carimbó.
Os festejos de carimbó acontecem praticamente em todos os fins de semana do mês de janeiro, sendo que as duas grandes festas ocorrem no complexo "D. Carmem" e na Praça Alírio Almeida de Moraes, esta última, promovida pela Prefeitura. Apesar de ainda não ter sido anunciada a programação oficial, é certo que teremos muitos grupos de carimbó de Marapanim, São Miguel do Guamá e de outras cidades se apresentando por aqui, além dos tradicionais grupos locais, é claro.

O Movimento Quem-Te-Dera aproveita a oportunidade para ir aquecendo os "motores" com um pouco do carimbó que já rolou por aqui este ano com a presença de um dos grandes ícones da atual música popular paraense, mestre Curica, que se apresentou na Feira Cultural da escola Francisco Nunes. Veja a entrevista dele para o Movimento, falando do seu amor por Irituia e por nossa cultura, e curta partes do show...



E o carimbó aqui em Irituia é assim... o povo dança mesmo.



Mais um pouco do mestre...lembrando que o grupo de carimbó que está tocando com o Curica é o da comunidade do Pinheiro, aqui de Irituia...


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rock'n Roll em Irituia é com a banda "MARIJUANA ROCK BAND"

A banda de rock irituiense Marijuana Rock Band estreou neste dia 19 de novembro na escola Francisco Nunes, no evento cultural da EJA. Fazendo covers de bandas como o RAPA, Gabriel Pensador e outros, ela mostrou que veio pra sacudir a cena musical de Irituia.

Confira um pouco do show...


Confira um pouco do que rolou no IV Sarau Literário da escola Francisco Nunes

A todos que não puderam participar do IV Sarau Literário da escola Prof. Francisco Nunes, aqui vai um pouquinho do que os alunos dessa escola produziram!


O Grupo meu Redil também esteve por lá...

Grupos culturais de Irituia

Estes vídeos são uma pequena amostra do potencial cultural de Irituia. Estes grupos trabalham com a interpretação coreográfica de canções que cantam a nossa cultura irituiense e amazônica. Se você não conhece estes trabalhos, confira algumas apresentações realizadas na feira cultural e pedagógica da escola Francisco Nunes.














sábado, 20 de novembro de 2010

CHICO NUNES: A CASA DA CULTURA IRITUIENSE

Primeiro foi na terça-feira 16, com o IV Sarau Literário da Escola Francisco Nunes, evento que este ano prestou homenagem à escritora carioca Cecília Meireles, e que teve como atração diversas apresentações artísticas e culturais, começando com os próprios alunos da escola, que recitaram poesias e encenaram peças tendo como enfoque a vasta obra dessa renomada poetiza.
O evento se seguiu com as apresentações dos grupos de dança "Black Star Crew", de hip hop, Meu Redil e Curupiras, além dos cantores locais como Ana Paula, Ananda, Luan Kássio, terminando com a dupla da banda Zona Mix, Alan Rox e Dílen, que deram seu show particular, fazendo uma mescla dos diversos ritmos, indo da dance music até o nosso conhecido tecno.
Na sexta 19, foi a vez do pessoal da EJA dar continuidade à "semana cultural", explorando o tema de valorização da música popular brasileira pelo alunado, tudo de maneira bastante criativa, como nas encenações das entrevistas do cantor "Renato Russo" e da banda de rock "Capital Inicial", realizada no "programa do Jô". Outro ponto alto da noite foi a homenagem prestada a Abelardo Barbosa, o inesquecível Chacrinha, que revivendo seu tradicional show de calouros trouxe ao palco alguns dos mais conhecidos artistas da Jovem Guarda, como Jerry Adriani, Diana, a dupla Jane e Erondi e, claro, o rei Roberto Carlos.
O evento se encerrou com a apresentação da nova banda de rock irituiense, Marijuana Rock Band, que seguindo influência dos rapazes do Rappa e Gabriel Pensador, fizeram o público presente se balançar ao ritmo das estridentes guitarras elétricas.
____________________________________________________________________
*Pedimos àqueles que queiram acompanhar o material visual colhido no evento que acessem o álbum de fotos do gengibirradigital (a qualidade não está muito boa, pois foram tiradas pela própria filmadora) e também o nosso canal no you tube, onde estão postados esses materiais, já que ainda não o fizemos aqui devido à necessidade de primeiramente termos de editá-los.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

VII FEICEJA - FEIRA CULTURAL DA EJA

Com o tema "Valorizando o trabalho escolar com a MPB", os professores da Escola Francisco Nunes realizarão amanhã, 19, sua VII Feira Cultural da EJA, visando a sensibilização do alunado quanto à riqueza da música popular brasileira, em suas diversas vertentes, fugindo da homogeinização imposta pelos meios de comunicação, que apenas veiculam aquilo que lhes tragam lucro, e como a música de qualidade está cada vez mais ausente desses veículos, faz-se necessário o resgate dessas obras, sobretudo tendo em vista a enorme possibilidade de se trabalhar didaticamente essas produções em sala de aula, tamanha a riqueza a ser explorada.
O evento está com início marcado para as 19 horas, se prolongando até as 22h30min, no salão daquela escola.
Vale ressaltar que na oportunidade haverá diversas apresentações musicais, dentre elas a esperada estreia da banda de rock local "Marijuana", cujos componentes são: Glemerson, Shinoda, Bené e Diorne, que prometem colocar todo mundo pra "pular".
Fica aqui registrado nosso agradecimento pelo convite e também os votos de pleno sucesso ao evento.

sábado, 13 de novembro de 2010

IV SARAU LITERÁRIO DO CHICO NUNES

Objetivando à formação de novos leitores, em especial infantis, a Escola Francisco Nunes realizará no próximo dia 16, terça-feira, seu IV Sarau Literário, que este ano homenageará a escritora carioca Cecília Meireles.
O evento acontecerá nos períodos da tarde e noite, com a seguinte programação:

- Tarde: das 14 às 18 horas, visita às exposições nas salas de aula;
- Noite: das 18 às 22 horas, apresentações culturais no pátio da escola.

Compareça e prestigie essa valiosa iniciativa.

Mais sobre Cecília Meireles: http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BEM QUE PODERIA SER ASSIM POR AQUI

Como solidariedade não tem fronteira, damos uma força aos nossos companheiros de Marapanim, município onde neste vindouro final de semana estará se realizando o tradicional Festival de Carimbó, que terá início na sexta 12, terminando na segunda-feira 15.
Mais informações, acesse: http://carimbodemarapanim.blogspot.com/
Vale a pena conferir e saber o porquê deles serem considerados "A terra do carimbó", e lucram muito com isso, por sinal. E nós, que já trazemos também no sangue o DNA desse ritmo, nos acomodamos e vemos nossos velhos mestres completamente esquecidos, trocados pelos ritmos mecânicos que quase nada acrescentam à nossa cultura.
É triste mas é verdade. Enquanto não se aprender a enxergar o potencial existente em nosso povo, jamais conseguiremos ser além do que somos. E é muito pouco. Nós podemos infinitamente mais.

VAMOS À LUTA!!!

Há alguns já dizendo que o Movimento acabou, que não somos diferentes dos demais, que são comparados, popularmente, a "foguetes da vigia": só saída. Provaremos que não. Temos muito ainda a fazer por nosso povo, por nosso município, e por que não? Por nós mesmos.
Nossa pouca produção ultimamente é inteiramente compreensível, já que o natural após cada conquista é darmos uma relaxada, botarmos o pé no freio e dosarmos nossas energias. E quem irá discordar do quanto fizemos nestes nossos breves mas férteis primeiros meses de vida?
Mas o que passou, passou. É hora novamente de arregaçarmos as mangas e irmos à luta em busca de nossos sonhos, pois "Quem-Te-Dera" não fica esperando, "Quem-Te-Dera" faz acontecer, afinal, já dizia o velho Raul: "Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade."
Então... VAMOS À LUTA!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Flautistas de carimbó


Mestre Lourival Monteiro

A flauta artesanal, instrumento fundamental entre os tradicionais grupos de carimbó do Pará, está desaparecendo. O alerta é do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que vem desenvolvendo pesquisa a partir de diretrizes estabelecidas pelo Inventário Nacional de Referências Culturais, em apoio à campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro.

Os resultados iniciais indicam que, na região do Salgado, berço do ritmo no Pará, a flauta artesanal vem sendo substituída por outros instrumentos de sopro disponíveis no mercado, como saxofone e clarinete, o que restringe os conhecimentos à memória e oralidade de virtuosos e raros mestres flautistas, que resistem em preservar e manter o modo próprio de produzir e tocar flauta, com versatilidade e inventividade.

Para valorizar esta arte e estimular o surgimento de nova geração de flautistas, o Iphan firmou parceria com o Instituto de Artes do Pará. Foi criado, então, o projeto Sopro de Carimbó, que tem recursos do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, do Ministério da Cultura. Em setembro, uma equipe visitou os mestres flautistas dos municípios de Salinópolis, São João de Pirabas, Marapanim, Curuçá, Vigia e Colares para documentação.

Nesta terça e quarta, na sede do IAP, em Belém, será realizado o encontro Fala Memória, programação com os mestres e seus aprendizes, com participação de músicos paraenses interessados, culminando com uma grande roda de carimbó aberta ao público. O encontro resultará na produção do documento “Memória da Flauta Artesanal pelos Mestres da Cultura Popular”.

O próximo passo do será um laboratório para a confecção de flautas artesanais, em Marudá, no município de Marapanim, entre os dias 27 e 30 de outubro, reunindo aprendizes, músicos e integrantes dos grupos de carimbó, sob a orientação de mestres artesãos e flautistas. A expectativa é reunir participantes de 13 municípios.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Tia Luzia" fala sobre o carimbo e a gengibirra de Irituia!

A galera do Movimento Quem-te-dera foi até a casa da dona Luzia, filha de um dos pioneiros do carimbo irituiense, o seu Américo Brasil, ouvir um pouco das historias e saberes dessa irituiense. Nestas entrevista a tia Luzia conta um pouco das historias passadas ao longo das gerações de sua familia a respeito das origens e de como era vivido a tempos atrás o nosso carimbo, também conta como foi e como é criada a gengibirra, a nossa bebida típica a base de gengibre.




"O meu pai chamava-se "Américo Brasil Cordeiro" (...) ele começou a cantar o carimbo (...) esse carimbo sai com a festa de São Benedito e depois o pessoal começou a cantar o carimbo"





" O carimbo começou com a chegada do São Benedito pelo padre Miguel de Bulhões que trouxe o São Benedito para Irituia, onde os negros foram esperar na beira do rio (...) de lá o padre trouxe o santo para a igreja (...) e depois da missa o padre liberou atrás da igreja para dançar o carimbo e eles cantaram e dançaram o carimbo durante três dias "



"quem descobriu a gengibirra foi o seu "Gramofoni", pai do "Parente", e ele fazia pra vender no boteco que ele tinha, um dia por curiosidade eu fui e provei a gengibirra e de lá eu vim fazer a gengibre em casa pra vender"

VEJA A ENTREVISTA SOBRE O CARIMBO!


FALANDO SOBRE A GENGIBIRRA!


terça-feira, 31 de agosto de 2010

DICIONÁRIO DO PARAENSE

Vamos entender o q o paraense fala:

ÉGUA: vírgula do paraense, usada entre mil de mil frases ditas, e com essa expressão, ele não tem a menor chance de errar nas
concordâncias...

LEVOU O FARELO! - se deu mau!

PITIÚ - cheiro de característico de peixe, VC consegue sentí-lo com maior intensidade no VER-O-PESO, cheiro de ovo também é pitiú.

SÓ-TE-DIGO-VAI! - expressão usada pelas Mães pra chamar a atenção dos filhos "maluvidos", quando não as obedecem!

TE ACOCA - te abaixa.

MUITO PALHA! - muito ruim!

TUÍRA - pó da pele de quem não toma banho direito! Rsrs (essa é boa!).
,
MAIS-COMO-ENTÃO? - "me explique por favor!"

BORA LOGO! - se apresse!

BORIMBORA! - vamos embora

"MAS QUANDO!" - "você está mentindo!".

"EU CHOOORO!!!"- significa " não tô nem aí pra tí!, te vira!, dá teu jeito!".

"OLHA QUE O PAU TE ACHA!" - toma cuidado!.

FILHO DUMA EGUA - filho da mãe;

E-GU-Á - Poxa vida!!! (muiiittttooooo boa essa!!! Eu uso muito!!!!!!!! Rs)

PAI D'EGUA: - Excelente

MAS CREDO - sai fora

OLHA JÁ - he mentira!!

JÁ ME VÚ - tchau

ÊÊÊ...--> quando algo que se conta é mentira

ERAS --> o Eras acompanha tbm tds esses sinônimos

TU ALOPRAS --> VC "apela"

HUM TÁ, CHEIROSO! --> hahah eu adoro essa expressão.... "hum...ta bom, gatinho, ta bom lindo, ta bom bonito.."é uma forma de ironia, Tipo "conta outra!".

PUTISTANGA - sinônimo de "É-GU-A" que quer dizer: poxa vida!!!

UUUULHA - expressão usada por nossas criancas q do querem se referir a algo.

ASSANHADO - Para nossos amigos sulistas, essa esse adjetivo não quer dizer "ENXERIDO", e sim, seu cabelo está bagaunçado!!

DIACHO - Expressão de desapontamento;

DESPOMBALECIDO - Estado de moleza e cansaço. 2. Enfermidade; (nunca ouvi!!! Rs)

MERDA N´ÁGUA! - é o famoso "maria vai com as outras".

CARAPANÃ - pernilongo, mosquito, borrachudo.

PÔ-PÔ-PÔ - embarcação típica composta por um a canoa coberta, movida a motor de 2 tempos na pôpa.

CALANGO ou OSGA - lagartixa (de chão).

BAITA - Algo legal, bacana.

ARREDA AÍ --> afasta aiii

JÁ ESTÁS NO TEU MOMENTO --> quando alguém faz algo q chame atenção, ou dá em cima de outra pessoa... Ai usam isso!!!

DERRUBAR ==> cagoetar, entregar

JÁ VALE??? ==> quando alguém faz algo q a outra pessoa não gosta, por ex: já valeeee me derrubar???

MAS QUANDO! ==> não se refere a data e sim a pessoa dizendo "não" por ex: VC vai ao show hj?? Mas quando, estou sem dinheiro

ESMIGALHAR - amassar, desmanchar

ESBANDALHAR - quebrar

RALHAR - brigar

DIZ QUE... - uma interjeição de ironia

COQUE - um leve soco com a falange dos dedos na cabeça da criança peralta

PAPUDINHO - cachaceiro

DISPRÉ - algo ruim, vergonhoso

CARAMBELA - cambalhota

JÁ QUERES... ===> qndo a pessoa esta interessada em outra. Por ex: olha esse carinha é gatinho(a garota fala) / resp: Ja queres,né!!! (a Outra responde)

BOLO PODRE ====> Bolo de tapioca

LAVAR PRATO ===>qndo não se tem $ para pagar a conta se diz q vai lavar os pratos do local

PAPA-CHIBÉ: paraense autêntico, aquele que não troca seu pirão de água com farinha com umas boas cabeças de camarão.

CAMETAZINHO: típico cidadão que fala vumbora sumanu, pega água nu pusu, já comeste un uvu?

MANINHU = Amigo, Colega

HEBE= Égua = Caramba (Hebe era usando por pessoas que antigamente consideravam o Égua como um palavrão)

LÁ NO CANTO = lá na Esquina

XIRÍ = Orgão genital feminino

CABÔCU = Pessoa matuta

RABIOLA = um tipo de Pipa

CABAÇO = Pessoa que nunca teve relações sexuais

AXIIII CREDO!: expressão de desdém qdo VC não gosta de alguma coisa.

SURARA: qdo o caboco termina o açai, põe agua na tigela e toma aquele liquido tinto, tá tomando a surara..não desperdiça nada!

GITA ou GITITA: o mesmo que pequenina

TEBA: quer dizer grande. Por ex: tem uma teba de uma orelha.

CHOPE: em todo canto vemos placas assim: VENDE-SE CHOPE, quem não sabe fica intrigado achando q vende cerveja em todas
As casas quando na verdade é sacolé.. Como os "pregos" falam pras bandas do sul...

ESPOCAR = estourar, encher de mais, explodir, etc..._

PÃO CARECA = pão francês, cacetinho, etc.

TITIA = normalmente usado pelo paraense ao invés de "tia". Ex.Vou pra casa da titia.

DAR A FORRA = retribuir um favor prestrado por alguém.

PIRA= brincadeiras infantis (tipo pique lá pras bandas do sul) / ou ferimento causado por má higiene.

PIRENTO = alguém acometido de "pira" eheh.

TORÓ = chuva forte.

PAPAI = vocativo irônico. Ex. Égua, assim não tá dando, papai.

CABOQUICE = adjetivo que diminui algo/fato.

VOU LÁ EM BAIXO = vou ao comércio (usado muito por pessoas mais velhas)

TÁ RALADO: palavra usada para expressar q algo está difícil d ser realizado (tá foda!).

PIPÍRA = mulherzinha, cabuquinha...

POTOCA = papo furado, mentira

TU TÁ BEM NA FOTO , mas não é lá essas coca-cola - estás bem, mas não é lá essas coisas...

MAS TA VINDO UM PÉ D'ÁGUA = Tempestade, chuva muito forte

QUATIPURÚ - esquilo,

TAPURÚ= espécie de larva de mosca,

VAREJEIRA - mulher safada.

CABA - espécie de inseto - (maribondo, vespa)

PORRETA - o mesmo pai d'pegua,

TU VAI DANÇAR UM CARIMBÓ JÁJÁ = eu vou te dar uma surra.

VOU ME QUEBRAR COM AQUELA GATA = vou ficar com aquela mulher,

JIA -pererece, rã

TUPÊIA = cnetopéia, lacráia ..

ESCANGALHEI COM A MINA = fez barba, cabelo e bigode com a gata.

FIQUEI DE BUTUCA = ficar na espreita

MUTUCA = inseto q dá uma época do ano no interior.

ME ERRA (ou me mira mas me erra) = pra cima de mim não.

PIOR = é verdade,

TOMA-LHE-TE = toma-te com mais ênfase.

ESPOCA FORA = te manda = rasgA, vai embora.
.
DE ROCHA = de verdade, pra valer

NA VERA = valendo.

MUITO PALHA = devagar, escroto, fraco

BUI ADO = endinheirado

ASILADO , estar no caritó - Homem ou Mulher que já estão há muito tempo sem manter relações sexuais

BUSTELA - meleca

BENJAMIM = T (aquele troço que põe na tomada pra ligar vários aparelhos elétricos)

VISAGEM = fantasma, assombração

PAVULAGEM = metidez, frescura

JERIMUM = abóbora

IGARAPÉ = córrego

CASA DE FUNDO = BARRACO

PAPAGAIO = PIPA

BOMBOM = BALINHA

TAPIOCA = BEIJÚ

JOGO DE CEMITÉRIO = QUEIMADA

TRAVESSA = TIARA (ARCO DE PRENDER CABELO)

MINGAU DE MILHO BRANCO = CANJICA(CENTRO-OESTE, SUDESTE), CHÁ-DE-BURRO (MA).
CANJICA = CURAL (CENTRO-OESTE)

PERAÍ = espera um pouco ex: ei maninha perai, já tô indo !!

RASGA -> saí fora ! EX: Ei muleque! rassssga !!!!!

PIQUENO (A) = > rapaz ou moça ex: Ei piqueno pega aí essa tigela de açai!

PIQUENOZINHO (A) = termo perjorativo pessoa inchirida, esse termo foi simplificado pra zinho ou zinha. Ex: É-GU-Á, Esse piquenozinho é
muito chato!!!

EU HEIM = tô fora ! EX: Ei aquele piqueno tá a fim de ti?? resposta : Hummm, eu hein !!!!

ILHARGA = lado, cadeiras ( do corpo)

CHIBÉ = mingau de farinha cuí = farinha fina, também significa aquelas sujeirinhas de moleque

MAS QUANDO JÁ ! = nunca.

FREESCANDO = fazendo graça

VISGO = vício, costume

MUFINO = adoentado, triste, abatido, cansado

BAQUE = pancada, machucado

MANINHO = colega

BORÓ = dinheiro trocado

GRAFITE = carga de lapiseira

TOPADA = tropeço, pancada no pé

OVADA = grávida !!!

PAGANDO = boquiaberto

PAMPEIRO = muita chuva

ESTURDE = estranho

BÓIA = comida

TU VAI TE LAÇÁ = tu vais te dar mau

BEM BÃO! = interjeição que indica surpresa. Demais bom: muito legal, gostoso etc

BARÃO = refere-se a qualquer pessoa que tenha muito dinheiro, serve também como interjeição (tipo "égua barão")

TCHETCHECA = fofoqueira

CUTACA = sapo , rã

VUADEIRA = lancha

ATÉ OS BALDES = também usado para mulheres grávidas

TIROU O BALDE = passou perto

ELE(A) É UMA BAQUE = é feio(a).

COMIGO ELE(A) PIMBA = comigo ele)a) se dá mal.

BRÔTA =: gorda

APRESENTADO = atrevido

PISSICA = má sorte (pode ser usado tb pra torcer contra - fazer pissica)

MURRINHA = preguiça

DEU PREGO = quebrou, enguiçou.

LÁ NA CAIXA PREGO = lá longe, longe, longe pra ca...

PORRUDO = enorme,,

CAPA O GATO = vai embora. corre

INHACA = fedor

FARINHA BAGUDA = farinha de mandioca grossa;

SEM TERMO = dito a quem não tem bons modos,ou seja, um bom comportamento;

FUGUETA = assanhada.

TUCANDEIRA = Um tipo de formiga grande que dá muito em interior perto de árvore de jaca, e que sua ferroada dói muuuuiiito. TAMbÉM pode ser sinônimo de calça pescador = calça tucandeira.

NA ROÇA = Sem dinheiro.

"DANDO PASSAMENTO" = passando mal por causa da fome.

"TÔ BROCADO" = Estou com muita fome

QUIÉ MERMÃO = o que tu tá olhando?

MALINAR = fazer maldade com alguém (tb usado para beliscar, fazer cócegas)

MAS Ú CARAMBA = noooossa!

Esse cara é meu AVÍU! = Esse cara é meu amigo!

Pira paz não quero mais! = Parei!

éeeeeegua! té leso? = deixa de ser doido!

açaí de 10 reais = Pessoa grosseira

PLOC ==== garota de programa

TÁÁÁÁ BUNITINHO!!!!!! = duvido!

CUIRA = gastura= impaciência

MATA NO MEIO = : queimada (brincadeira)

CRUVIANA = aquele assobio do vento

NAVIO GAIOLA =, embarcação tipica dos rios amazonicos .

MAS É? quando tá tirando uma com a pessoa

espia = olha (ironizando)

nem te conto = vem cá quero te contar uma coisa

PITIÚ OU PIXÉ = cheiro tipico de peixe

PIRACUÍ = ,farinha de peixe

XIBATA = espécie de chicote,

XIBANTE = pessoa chata

PANEMA = pessoa de má sorte

CATIROBA = são meninas que ficam com qualquer um, está proximo da prostituta, mas ainda não é...

VIXE MARIA = para espanto negativo, tipo: vixe Maria, a conta da luz veio alta demais!!! (kkkk uso muiiitttooo!!!)

DU GRUSSU = polpa de açaí em estado pastoso com pouca concentração de água.

E ÁIMMMMMM? = - "e ai, como vc está?" (fanhoso)

TRAPICHE = construcão, na maioria das vezes, de madeira que adentra os limites do rio ou do mar, utilizada para embarque e
desembarque de passageiros ou mercadorias bem como o pescado. conhecida popularmente em outros estados como: Porto; dique; ponte...

CASCO = canoa pequena usado pelos ribeinhos.

BATELÃO = é uma canoa maior usado pelos marajoaras p irem d' uma fazenda a outra em época da chuva,
qdo o itinerario é muito longo essas canoas são puxadas p búfalos.

JERIQUINHO = jumento

BOIEI = quando a pessoa não entendi do q está sendo falado.

LÁ ONDE O VENTO FAZ A CURVA = muito longe

SÓ O CREME MANO = coisa muito boa, melhor parte, uma seleção do que existe de melhor! pode ser utilizado em qualquer frase.

MUITO FIRME!! = a muito bom(a).

APURRINHAR : aborrecer

APLICA NA JUGULAR OU APLICA NA MENTE = quando alguém te conta uma história q provavelmemte é mentirosa aá vc fala
p.ex. Tá bom aplica na minha mente!

FACADA = alguma de coisa de custo elevado.P.ex: Olha esse vestido tá lindo, mas custa uma facada.

LESO, LESERA e similares = quando alguém faz alguma coisa idiota. P.ex: Deixa de lesera ! OU Tu és (é) leso é ?

PATETICE = igual ao anterior

NÓ CEGO = Pessoa com má conduta, traquinas.. Ex: fulano não vale nada.. é muito nó cego!

SACRABALA = nomenclatura utilizada em Belém para o ônibus Sacramenta Nazaré... (Esse ônibus passa na porta da minha casa!!!kkkkkk)

PISA = surra, caracterizada pela mãe do indivíduo. Ex: Menino desce daí.. tu vais pegar uma "PISA".

CURUBA >> ferida

PEREBA >> fer ida no pé

PARAGOBALAS = cidade do interio paraense (Paragominas)

AGORA LASCOU-SE >> agora se deu mau

PÉ INCHADO >> pessoa q bebe muito

VÔ CHEGANO SU MANU >> vou indo amigo

MININU MIXILHÃO >> menino q mexe muito

PASSADEIRA - tiara, travessa

MIJADA = quando alguém leva uma bronca

PESCOÇÃO - O MESMO QUE UM TAPA NA NUCA, CANTAREIRA - É A REGIÃO DO PESCOÇO MUQUIAR - BATER

MARQUERÊNCIA - falta de boa vontade com a pessoa. Ex: Pq vc está cheio de marquerência comigo?

REMENDO = conserto ou costura numa roupa Ex: Fulana saiu com uma roupa toda remendada.

ARREMEDAR = o mesmo que imitar. Ex: Cuidado, não fique arremendando aquele memino gago!

EMPARFELADO = Bem vestido, arrumado. Ex: Aonde vais todo emparfelado desse jeito?

EMPERIQUITADO = o mesmo que emparfelado. Ex: A madame desceu a escada toda empiriquitada para sair.

POMBA LESA = quem é meio desligado, boco.

TÁ SAFO =- tá beleza.

SAFO = quem é bom em algo.

TO NA GRADE = tá esperando a vez de jogar.

ME EMBRULHA = me cobre.

PEGAR O BECO = sair do lugar

FICOU NO VÁCUO = ninguém ligou,

BAFO DE ONÇA = mal hálito

TU É SÓ BAFO = mentiroso
______________________________________________

QUEM LEMBRA DAS BRINCADEIRAS... Quem nunca IMPINOU uma CURICA, CANGULA, RABIOLA ou PAPAGAIO, e qdo "dá laço um xina cum linha a beça".

OUTRAS:
:
MACACA = AMARELINHA

ASSASSINO = FURA-FURA

GALO = JOGO DA VELHA

PETECA = BOLINHA DE GUDE

TE "ABICORA" - Talvez as meninas não conheçam, mas significa escolher um local para o início de seu jogo com petecas
(bola-de-gude)!!

DICIONÁRIO DE QUEM EMPINA PAPAGAIO

LÁ VAI-TE = Quando a pipa esta caindo, fruto de uma possível derrota na hora do laço*

ÉGUA, NA MÃO = quando a pipa está caindo com uma quantidade de linha considerável

DISCAI PENOSO = expressão utilizada para que o adversário possa soltar maior quantidade de linha durante o laço

REVIRA ELE = entrar no laço por cima, cobrindo a pipa do adversário

PENDURA = entrar no laço por baixo, carregando a pipa do adversário

domingo, 29 de agosto de 2010

Ariano Suassuna em sintonia com o pensamento do Movimento "Quem-te-dera".(entrevista)

Apresentamos a todos vocês, que acompanham as notícias do Movimento Quem-te-dera, esta entrevista do escritor Ariano Suassuna, na qual defende a cultura popular em face da cultura de massa imposta pelos meios de comunicação. Deixando claro que não é contra ouros tipos de cultura, mas sim a favor do fortalecimento da nossa, para que nada que venha de fora possa nos enfluenciar, a ponto de abandonarmos aquilo que é nosso, e não só porque é nosso, mas também porque é bom.
Partindo da exposição do pensamento deste defensor da cultura brasileira, o movimento "Quem-te-dera" vem deixar claro que não tem preconceito com outros tipos de manifestações culturais, o que queremos é o fortalecimento da nossa cultura irituiense, rica e diversa. Queremos investimentos em projetos de resgate, valorização, divulgação e concientização da importância da cultura como meio de conhecimento humano do povo irituiense. Temos inúmeras possibilidades de fazer da cultura irituiense um verdadeiro "pilar" de divulgação e atrativo turístico para nossa cidade, não precisamos importar tanto.


VEJA A ENTREVSITA



Ariano Vilar Suassuna, advogado, professor, teatrólogo e romancista, desde 1990 ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Araújo Porto Alegre, o Barão de Santo Ângelo (1806-1879).

Filho de João Suassuna e de Rita de Cássia Villar, Ariano estava com um pouco mais de três anos quando seu pai, que havia governado o Estado no período de 1924 a 1928, foi assassinado no Rio de Janeiro, em conseqüência da luta política às vésperas da Revolução de 1930.






No mesmo ano, sua mãe se transferiu com os nove filhos para Taperoá, onde Ariano Suassuna fez os estudos primários. No sertão paraibano Ariano se familiarizou com os temas e as formas de expressão que mais tarde vieram a povoar a sua obra.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Irituia na contramão da Cultura popular!

Enquanto os demais segmentos do Estado proucuram a valorização da cultura brasileira, paraense e amazônica, o nosso município parece querer justamente o contrário. Pesquisando pela internet percebemos que a busca pela valorização dos "mestres", pesquisas das raízes das nossas representações folclóricas e o desenvolvimento de projetos ligados a estas temáticas ecoam Brasil a fora, enquanto temos a nossa cultura local deixada de lado. O próprio Governo do Pará desenvolve um projeto belíssimo de valorização e fortalecimento da cultura paraense, que é o "Circuito Cultural" (ver o vídeo) que tem acontecido em alguns municípios do nordeste paraense.



Por todos os lados desse imenso Brasil, multiplicam-se iniciativas de resgate e valorização da produção humana local, fazendo do território nacional, com exceção nossa, um imenso laboratório popular de revelação de talentos, de profusão dos diversos tons, cores, gostos, olhares, ritmos etc., mostrando o quanto temos de riqueza a ser revelada, a nós mesmos e ao restante do mundo.
Exemplos de iniciativas não faltam, é só conferir no vídeo abaixo uma pequena amostra disso e torcer que um dia também possamos contar com inicitivas como esta.

Este é o vídeo de um projeto super interessante: o "Vozes de mestres" do Governo Federal...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ENTREVISTA COM A PROFESSORA CAROL - PARTE 2: A VERDADEIRA HISTÓRIA SOBRE O SURGIMENTO DO FESTIVAL DA CULTURA

Nesta entrevista a professora Carol fala sobre as manifestações culturais existentes em Irituia e comenta o quanto é rica a nossa cultura, porém desvalorizada. Fala também da sua versão a respeito do surgimento do festival da cultura irituiense.



"A cultura nossa, como você falou, é rica, muito rica, só é desvalorizada. O povo não aprendeu a buscar e a mostrar aquilo que tem, talvez por medo, talvez por falta de recurso." (Prof.ª Carol)







"O festival da cultura foi uma ideia minha (...) O momento em que foi criado o festival da cultura, não tinha praça na época (...) Um dia conversando com o padre Melo, eu disse por que a gente não faz uma pracinha na frente da matriz (igreja), toda cidadezinha tem uma praça em frente da matriz, só Irituia que não tem. Ele disse: "faça você, Carol". Hoje ele não está mais vivo pra confirmar isso (...) O festival surgiu com três objetivos, o primeiro era de construir a praça da matriz." (Prof.ª Carol)

AQUI ESTÁ A ENTREVISTA COMPLETA COM A PROFESSORA!!!



PARTE II



PARTE III

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conexão Vivo: Entrevista exclusiva com Marco Monteiro, Lucinha Bastos, Nilson Chaves e Iva Rothe

A galera do Movimento "Quem-Te-Dera" foi até a cidade de Castanhal, nordeste paraense, para cobrir, e curtir, o que de melhor há na música regional, mesclada que foi com o esplendor do grupo de dança Ana Hunger. O evento, promovido pela operadora de telefonia VIVO, "Conexão Vivo", se iníciou às 19 horas e não teve tempo para acabar. Com bom gosto e atrações de alta qualidade, desfilaram pelo palco o melhor da música paraense contemporânea, tendo como característica a mistura dos ritmos, do carimbó ao rock, do pop à lambada; foi uma noite inesquecível. Tivemos ainda o privilégio de conversar com todos os artistas da noite, como Nilson Chaves, Marco Monteiro, Lucinha Bastos, Iva Rothe, a revelação Felipe Cordeiro e a banda La Popunha, nacionalmente conhecida, registrando a entrevista de quatro deles, com exclusividade. Confira!







Marco Monteiro: "(...) Nós temos uma diversidade muito grande de ritmos, de locais, de estórias, de lendas, de tambor, de tambores amazônicos... e a gente não pode desperdiçar isso... tem que haver a democracia... Toda a nossa cultura pra todos (...)"






VEJA A ENTREVISTA COMPLETA





Entrevista com Lucinha Bastos:


Lucinha Bastos: "(...) Quem nos dera termos mais blogs e mais pessoas interessadas em cultuar, em cultivar nossa cultura. Gente, o Pará tem história. Eu acho que história é a coisa mais importante pra um povo, e a história do Pará é uma coisa linda e maravilhosa que a gente tem que falar pros adolescentes, tem que falar pras crianças, que são nosso futuro... (...)"




VEJA A ENTREVISTA COMPLETA



Entrevista com Nilson Chaves

Nilson Chaves: "(...) Eu acho que a gente tem sempre que não privilegiar, mas dividir qualitativamente todos os seguimentos culturais deste Estado..."


VEJA A ENTREVISTA COMPLETA





Entrevista com Iva Rothe :



Iva Rothe: "Nós temos um papel imprescindível, que é de fazer isso chegar em todos os lugares e de mandar também a nossa mensagem de preservação, porque sem a Amazônia nós também não existimos. Cada qual tem a sua parte, cada cidadão que está aqui na Amazônia tem seu papel a cumprir..."






VEJA A ENTREVISTA COMPLETA



ALGUMAS FOTOS DO EVENTO

AMAZÔNIA-PARÁ-BRASIL

domingo, 8 de agosto de 2010

Breve história do Carimbó

Mais do que um gênero musical paraense, o Carimbó é uma das manifestações mais representativas da cultura amazônida. Segundo alguns pesquisadores, as contribuições da cultura indígena e da negra africana no Pará formaram as raízes do ritmo, que já teria mais de 200 anos de história.

O Carimbó era e é tocado até hoje com o tambor deitado no chão e o músico sentado em cima para batucar com as mãos. Em 1767, o jesuíta Frei João Daniel escreveu sobre o ritmo cantado e dançado pelos índios Tupinambás, a partir de um tambor feito de madeira oca recoberto com pele de animal: o curimbó, que deu origem ao nome atual da música e dança.

Além do registro, características demonstram sua originalidade indígena, como uso de maracás e flauta no acompanhamento da música, e na dança o pé arrastado e a postura arqueada. Porém, a semelhança com o batuque africano e o rebolado na dança, juntamente com as histórias transmitidas por comunidades do interior do Pará, remontam a origem do Carimbó para as comunidades de negros vindos do Maranhão ou fugitivos de fazendas da região.


Identidade

Ao levar em consideração as diversas culturas que contribuíram para o surgimento do Carimbó, o ritmo se apresenta como importante elemento no processo de formação da identidade cultural brasileira, com as particularidades da Amazônia.

A sua forma de dançar, os instrumentos que acompanham os curimbós e a vestimenta dos grupos e dos que dançam carimbó são elementos que podem variar de acordo com a região do Pará em que o ritmo está presente. Mas suas letras são sempre compostas por versos curtos, que falam do dia-a-dia do pescador e do lavrador, dos seus trabalhos, dos seus amores, da sua preocupação com o meio ambiente.


Os mestres

A transmissão oral nas famílias, nas comunidades e os modos de vida tradicionais mantidos no interior do Pará são os principais responsáveis pela resistência do chamado Carimbó de raiz (o que traz as características originais do ritmo). Mas aos artistas mais notáveis, grandes compositores, músicos e difusores do carimbó é que são concedidos os títulos de Mestres.

Um dos mestres mais conhecidos no Pará foi Lucindo Rebelo da Costa, ou Mestre Lucindo, do município de Marapanim, no litoral paraense. Natureza e romantismo eram duas constantes na obra do pescador e mestre de Carimbó, que em 2008 completaria seu centenário.

sábado, 7 de agosto de 2010

Segundo dia do Fórum da Criança e do Adolescente em Irituia.

No segundo dia do fórum ocorreram discussões sobre a distribuição dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Promoção Social no município, além de palestras a respeito da exploração sexual de crianças e adolescentes e esclarecimentos em geral sobre as demais atividades dessa secretaria.
Neste vídeo há imagens das atividades em grupo, cujo tema era a realidade local, e no fim uma importante entrevista com a secretária de Promoção Social do município, Antonia Macias.



"Eventos como esse são veículos de fortalecimento da verdadeira DEMOCRACIA, através da efetiva participação popular, discultindo e definindo o futuro das ações públicas no município" (Helton Jones)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Veja a Declamação da Poesia do Alexandre Cordeiro no segundo Balaio do Quem-te-dera

"Revirando os arquivos do Quem-Te-Dera" aqui por casa,
descobri este vídeo onde o Alexandre faz a declamação de uma de suas poesias.
Apesar da imagem estar muito escura
vale a pena relembrar aquela noite que foi mágica, desde a abertura.
Parabéns ao Alexandre, foi muito bom estar lá e ver de perto."(Helton Jones)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

SUBINDO O RIO IRITUIA (IGARAPÉ GRANDE E JACARÉ-PAU)

Vídeo mostra um pouco da realidade do nosso Rio Irituia, dando ênfase ao Jacaré-Pau e ao ponto de chegada das águas do Igarapé Grande ao rio. Vamos mostrar um pouco da situação ambiental destes lugares que são donos de muitas histórias no cotidiano irituiense.


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Conheçam o belíssimo trabalho artesanal da Profª Carol






"Eu me pergunto quantos irituienses tiveram curiosidade de Fazer Uma Visita a casa da prof ª Carol e Conhecer Este belo Trabalho Feito Por ELA ... a gente Passa Pela Frente ... Olha a plaquinha de artesanato ... mas Acaba Não Entrando . Acredito Que a partir de agora as Pessoas possam ir Conhecer de Perto o Trabalho Desta legitima irituiense "( Helton Jones)


A galera do Quem-te-Dera resolveu " invadir "o Mundo Criativo da Prof ª Carol e mostrar para o Mundo Como Transformar Coisas Que normalmente Vão Para o lixo em ARTE .
Para aqueles Que Não sabem , a professora mora na Av . Julio Ribeiro Tavares , proximo à Igreja Católica.
Esta é Uma das entrevistas Feita com ela, Onde falamos Apenas de Seu Trabalho . Em outras postagens vamos Ouvir um Pouco de sua História de Vida e de SEUS sonhos para com Irituia .















LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...