letreiro

SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG DA ASSOCIAÇÃO "QUEM-TE-DERA", O CANAL IRITUIENSE DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA. DESFRUTE DO CONTEÚDO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU RECADO...

domingo, 27 de março de 2011

Lendas de Irituia

Foto tirada de um jornal de 1974/ “Quem-Te-Dera”

A Lenda da “Quem-Te-Dera”

Há muitos anos, existiu no município de Irituia uma mulher de nome Quem-Te-Dera, que, dado seu poder sobrenatural, fazia qualquer pessoa, se ela quisesse, servir de cavalo para suas andanças.

Era natural de Patauateua, acima da Vila-Pedra, lugar também conhecido pelas de encantamento que lá existem que lá existe até hoje. Sendo dotada desses poderes impunha o medo e o terror nos mais valentes caboclos da região.

Chegando um dia a ser presa em São Miguel do Guamá, fez a noite o delegado servir de cavalo pra ela. Isso foi dito por vários informantes de Irituia. A Quem-Te-Dera era tida como feiticeira por alguns, por outros, como uma fada. Muitos afirmam que sua filha tinha poderes semelhantes, e já tinham visto coisas pavorosas entre ambas. Entre essas ações sobrenaturais , uma delas, era comumente, ser devorada pela filha até a cintura, e depois voltar ao seu estado natural.

Como feiticeira ou não, o certo é que ela é muito respeitada no município de Irituia até hoje e ninguém se atreve a enfrentá-la.

Que se tenha conhecimento, somente um dia apareceu um maranhense e quase a mata de uma surra, com chibata de couro cru.

Ela fazia homens de coragem correrem léguas e mais léguas, temendo-a, e eles mesmos contavam depois, como haviam corrido...

E assim era a Quem-Te-Dera, mulher e feiticeira ao mesmo tempo.

*************************

Postado por: Vanessa Mires

sábado, 12 de março de 2011

OS MENINOS DO PETI E A SOBREVIVÊNCIA DE NOSSO CARIMBÓ

Estamos de alma lavada. É essa a sensação que sentimos ao assisitir à apresentação do grupo de carimbó dos meninos do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - de Irituia, tendo à frente a Dr.a Cleide Rocha, hoje à noite, na Feira do Produtor Rural, onde simplesmente esses garotos deram um show, deixando muitos carimbozeiros experientes de boca aberta, dada a habilidade demonstrada por todos eles, que não se intimidaram em momento algum diante de uma plateia eufórica e extasiada.
É louvável a iniciativa daquele órgão, pois investir em carimbó é investir na história de nosso povo, mesmo sabendo da dificuldade que há para se trabalhar essas coisas por aqui, já que, infelizmente, se prefere trazer grupos de fora ao invés de dar apoio aos que aqui existem, sustentando essa infeliz ideia no fato de que santo de casa não faz milagre. Sempre é assim, principalmente depois que se passou a ver a cultura como produto de consumo, e não como instrumento de promoção da dignidade de nossa gente.
O exemplo dado por esses garotos demonstra o quanto é possível se fazer por nossa cultura, pois muito mais que atitudes mirabolantes tudo que se precisa é apenas dar oportunidades. Talento há de sobra por aqui, resta a boa vontade daqueles que detêm o compromisso de estar à serviço de nossa população.
Saudamos, e não poderíamos deixar de fazê-lo, nosso grande companheiro Prof. Zezinho, que à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, vem incentivando e valorizando a cultura local, demonstrando ser uma pessoa de visão e compromentida com nosso povo.
Que iniciativas como essa se multipliquem e ajudem a elevar o nome de Irituia ao patamar que merecemos
.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...