Neste último fim de semana, tivemos o prazer de receber em nosso município uma equipe do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, que se deslocou até nós com o objetivo de levantar dados para o enriquecimento do projeto que visa à elevação de nosso carimbó ao título de patrimônio cultural brasileiro.
Durante os dois dias que aqui estiveram, visitaram os principais nomes de nossa cultura como Tio Minga, Miguelito, Sr. Bento, Sr. Solano, Sr. Machado, Charles, Sr. Coroca, Sr. Chico, D. Luzia, Prof. Carol, Julio Lourenço e Besouro. Infelizmente não foi possível visitar todos aqueles que gostaríamos, mas temos certeza que os que puderam ser ouvidos muito contribuíram para o sucesso do projeto.
Irituia foi o 42º município a ser visitado, de um total de 45, e aquele que conseguiu uma importante proeza, fazer com que um dos integrantes da equipe, Edgar Junior, não resistisse a alegria de nosso ritmo e se entregasse aos prazeres de nosso inigualável carimbó. Ele próprio nos confessou que há muito não dançava, mas que não resistira a tamanha alegria de nossa gente, já que dos muitos municípios visitados, Irituia se destacava pela maciça participação popular, opinião esta, ressalte-se, compartilhada por outros importantes nomes da cultura regional, como mestre Curica, que em entrevista a este blog no mês de setembro/2010, por ocasião da FEMPEC, confessou ser em Irituia o lugar onde o povo mais participa das festas de carimbó.
O projeto encerrará sua primeira etapa neste primeiro semestre, ficando o retorno da equipe marcado para o segundo semestre, ocasião em que todo o material coletado será disponibilizado para análise e, se necessário, correção por parte das fontes pesquisadas.
O Movimento "Quem-Te-Dera" sentiu-se bastante honrado em poder colaborar com a realização do projeto, pois somos conscientes da importância que tem o carimbó para a história de nosso povo.
Sr. Solano: Carimbó tocado com a sanfona
Sr. Machado, um dos mestres de nosso carimbó
Elza, Marta, Edgar Jr., Rufino Jr., Andrey e Helton Jones na noitada de carimbó do Biro-Biro