letreiro

SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG DA ASSOCIAÇÃO "QUEM-TE-DERA", O CANAL IRITUIENSE DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA. DESFRUTE DO CONTEÚDO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU RECADO...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

IRITUIA FAZ SUA PARTE PARA QUE O CARIMBÓ VIRE PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Neste último fim de semana, tivemos o prazer de receber em nosso município uma equipe do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, que se deslocou até nós com o objetivo de levantar dados para o enriquecimento do projeto que visa à elevação de nosso carimbó ao título de patrimônio cultural brasileiro.
Durante os dois dias que aqui estiveram, visitaram os principais nomes de nossa cultura como Tio Minga, Miguelito, Sr. Bento, Sr. Solano, Sr. Machado, Charles, Sr. Coroca, Sr. Chico, D. Luzia, Prof. Carol, Julio Lourenço e Besouro. Infelizmente não foi possível visitar todos aqueles que gostaríamos, mas temos certeza que os que puderam ser ouvidos muito contribuíram para o sucesso do projeto.
Irituia foi o 42º município a ser visitado, de um total de 45, e aquele que conseguiu uma importante proeza, fazer com que um dos integrantes da equipe, Edgar Junior, não resistisse a alegria de nosso ritmo e se entregasse aos prazeres de nosso inigualável carimbó. Ele próprio nos confessou que há muito não dançava, mas que não resistira a tamanha alegria de nossa gente, já que dos muitos municípios visitados, Irituia se destacava pela maciça participação popular, opinião esta, ressalte-se, compartilhada por outros importantes nomes da cultura regional, como mestre Curica, que em entrevista a este blog no mês de setembro/2010, por ocasião da FEMPEC, confessou ser em Irituia o lugar onde o povo mais participa das festas de carimbó.
O projeto encerrará sua primeira etapa neste primeiro semestre, ficando o retorno da equipe marcado para o segundo semestre, ocasião em que todo o material coletado será disponibilizado para análise e, se necessário, correção por parte das fontes pesquisadas.
O Movimento "Quem-Te-Dera" sentiu-se bastante honrado em poder colaborar com a realização do projeto, pois somos conscientes da importância que tem o carimbó para a história de nosso povo.

Sr. Solano: Carimbó tocado com a sanfona

Sr. Machado, um dos mestres de nosso carimbó

Elza, Marta, Edgar Jr., Rufino Jr., Andrey e Helton Jones na noitada de carimbó do Biro-Biro






sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Irituia está recebendo a visita de pesquisadores do "IPHAN" que buscam informações sobre o carimbó irituiense.

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional "IPHAN" foi criado em 13 de janeiro de 1937 pela Lei nº 378, no governo de Getúlio Vargas. Em 1936, o então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pediu a Mário de Andrade a elaboração de um anteprojeto de Lei para salvaguarda desses bens. Em seguida, confiou a Rodrigo Melo Franco de Andrade a tarefa de implantar o Serviço do Patrimônio. Posteriormente, em 30 de novembro de 1937, foi promulgado o Decreto-Lei nº 25, que organiza a “proteção do patrimônio histórico e artístico nacional”. O Iphan está hoje vinculado ao Ministério da Cultura.

Os pesquisadores que estão em Irituia vieram realizar aqui parte de sua pesquisa a respeito do carimbó, onde o Iphan pretende colaborar na produção e promoção desse importante patrimonio, divulgando e produzindo conhecimentos sobre essa riquíssima manifestação cultural paraense.

A pesquisa que está sendo realizada pretende fomentar o Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC. Seu objetivo é a produção de conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinados grupos e comunidades. Contempla, além das categorias estabelecidas no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, edificações associadas a certos usos, significações históricas e imagens urbanas, independentemente de sua qualidade arquitetônica ou artística.


Um dos membros da equipe do Iphan, Edgar Junior, teve como referência primária para sua pesquisa o nosso blog, gengibirradigital, e entrou em contato com um dos membros do Quem-Te-Dera, Helton Jones, que o recebeu e deu as primeiras informações a respeito do carimbó irituiense, indicando as pessoas envolvidas com esse bem cultural aqui em Irituia.

Nas próximas postagens divulgaremos fotos e vídeos realizados durante a estada desse pessoal.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Confira parte da Palestra sobre Carimbó com o Dr. e Profº. Antonio Maciel

O movimento Quem-te-dera recebeu na "Garagem Alternativa" a ilustre presença do professor, mestre e doutor Antonio Maciel, que na oportunidade palestrou a respeito da História do Carimbó. Fazendo todo um apanhado da importância da valorização dessa cultura, principalmente nas escolas como forma de fomento e perpetuação, ele nos deu mais de quatro horas de material registrado que desvenda muitas dúvidas ligadas ao surgimento deste ritmo paraense.
Depois dessa palestra as letras de um carimbó não passaram mais desapercebidas por nenhum ouvido atento e uma cabeça antenada com o meio ambiente.

Confira um trecho da palestra. Todo o material está disponível com o pessoal do Quem-Te-Dera.







Prof. Dr. Antonio Francisco de Almeida Maciel é Graduado em Letras e Artes (UFPa./1975); Mestre em Letras - Dissertação: “Carimbó, Canto Caboclo” (PUCCamp/1983); Doutor em Semiótica e Linguística Geral - Tese: “Estudo do Falar Caboclo da Região do Salgado” (USP/1995). Prof. Antonio Maciel é pioneiro e estudioso da Cultura do Carimbó, desde 1980.

(Contatos) E-mail: maciel_educador@hotmail.com (8885.6235/3277.1850/8128.4026)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hoje Tem mais uma Feira do Produtor Rural de Irituia

Hoje antes de vim dançar o carimbó venha conhecer um pouco do que é produzido pela agricultura de Irituia.

O evento que está acontecendo uma vez por mês aqui na cidade aproveita a ocasião da grande festa de Carimbó que começa hoje, dia 14 de janeiro de 2011, para dar a oportunidade para que as pessoas possam degustar um pouco dos sabores produzidos nas terrras irituienses e também conhecer um pouco mais de nossa produção cultural.
O local é a Praça Alírio Almeida de Moraes.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pinduca vai gravar DVD ao vivo no Festival de Carimbó 2011 de Irituia


No dia 16 de Janeiro de 2011 um dos grandes nomes do carimbó paraense, Pinduca, vai gravar um DVD ao vivo no Festival de Carimbó de Irituia que começa já no dia 14 deste mês. A festa é sempre boa e o povo de Irituia se encontra na grande roda de carimbó em baixo do Barracão.
O local é a Praça Alírio Almeida de Moraes, Centro.



Pinduca, é um dos maiores representantes da cultura popular no Brasil. Cantor e compositor , o "Rei do Carimbó" (como é carinhosamente conhecido em todo Brasil) criou ritmos, como: Sirimbó, Lári-Lári, Lambada e Lamgode.
Ele já gravou 30 discos em trinta anos de carreira. Desde 1973, quando gravou seu primeiro disco, até seus últimos lançamentos realizados pela Somzoomsat, onde destaca-se o seu 29º com Pinduca ao Vivo e agora, lança o seu 30º CD. Pinduca divulgou seus ritmos em vários países: Bolívia, Peru, Colômbia, Angola, Guiana Francesa e fez um grande sucesso na excursão realizada em Agosto de 2000 para Alemanha, com sua banda completa, onde participou do festival de música brasileira HEIMATRLANGE.

Seu maior interesse como ele mesmo diz, é levar o nosso Estado, a cultura musical paraense e as coisas do Pará, a todos os lugares onde vai se apresentar com os seus shows.
(fonte: http://www.pinducacarimbo.com.br/historia.html)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...