letreiro

SEJA BEM VINDO(A) AO BLOG DA ASSOCIAÇÃO "QUEM-TE-DERA", O CANAL IRITUIENSE DE ARTE, CULTURA E CIDADANIA. DESFRUTE DO CONTEÚDO E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU RECADO...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Tia Luzia" fala sobre o carimbo e a gengibirra de Irituia!

A galera do Movimento Quem-te-dera foi até a casa da dona Luzia, filha de um dos pioneiros do carimbo irituiense, o seu Américo Brasil, ouvir um pouco das historias e saberes dessa irituiense. Nestas entrevista a tia Luzia conta um pouco das historias passadas ao longo das gerações de sua familia a respeito das origens e de como era vivido a tempos atrás o nosso carimbo, também conta como foi e como é criada a gengibirra, a nossa bebida típica a base de gengibre.




"O meu pai chamava-se "Américo Brasil Cordeiro" (...) ele começou a cantar o carimbo (...) esse carimbo sai com a festa de São Benedito e depois o pessoal começou a cantar o carimbo"





" O carimbo começou com a chegada do São Benedito pelo padre Miguel de Bulhões que trouxe o São Benedito para Irituia, onde os negros foram esperar na beira do rio (...) de lá o padre trouxe o santo para a igreja (...) e depois da missa o padre liberou atrás da igreja para dançar o carimbo e eles cantaram e dançaram o carimbo durante três dias "



"quem descobriu a gengibirra foi o seu "Gramofoni", pai do "Parente", e ele fazia pra vender no boteco que ele tinha, um dia por curiosidade eu fui e provei a gengibirra e de lá eu vim fazer a gengibre em casa pra vender"

VEJA A ENTREVISTA SOBRE O CARIMBO!


FALANDO SOBRE A GENGIBIRRA!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...